Curso de Inglês Básico




Aqui ao lado você encontrará o índice para poder navegar nas aulas do curso de inglês básico.

Curso de Espanhol Básico

Aqui ao lado você encontrará o índice para poder navegar nas aulas do curso.

Portuguese For Fereigners

Portuguese for English speakers.

Curso de Preposições em Inglês

segunda-feira, 15 de junho de 2009

ESTÉTICA E EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

Sociologia – 2009/1

 

Nome: Liana Cristina Ribeiro Duarte Costa

Licenciatura em Pedagogia - CEDERJ/UERJ

 

ESTÉTICA E EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

 

              Tudo o que é belo é bom. Esta concepção está largamente difundida pela mídia, especialmente para as práticas voltadas para jovens e crianças. É de responsabilidade da escola e da família desenvolver nos jovens e crianças a questão do gosto e da preferência estética pessoais. Isto pode ser feito de várias maneiras.

              Arte tem um sentido muito mais amplo do que apenas formas artísticas concretas. Arte, segundo Nietzsche, consiste na arte de viver, de imprimir um estilo aos nossos atos e de impor nosso gosto em cada gesto cotidiano. Até o que denominamos “feio” é aproveitado pelo homem para desenvolver a sua arte de viver. Educadores e famílias podem comparar os parâmetros de belo e feio, dando exemplos de como esses valores mudam de época para época, nas diversas sociedades. Há uma função pedagógica nos padrões estéticos com os quais convivemos dentro de um determinado contexto sociocultural.

              É natural do ser humano sentir-se mais ou menos atraído por determinada coisa inanimada ou um ser vivo. A prática pedagógica torna-se um poderoso instrumento na educação do ser humano, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal. Ela permite à criança e ao jovem promover uma reflexão sobre os valores de beleza em nossa sociedade. Os alunos deixarão de ter um olhar ingênuo em relação aos padrões estéticos aceitos, sem um exame crítico. Poderão perceber se existe bom gosto nas manifestações culturais da atualidade, principalmente na chamada “cultura de massa”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário